logo2

Escola Secundária Rainha Dona Leonor

Escola Básica Eugénio dos Santos

Escola Básica Eugénio dos Santos

Escola Básica dos Coruchéus

Escola Básica Santo António

Escola Básica do Bairro de São Miguel

Escola Básica Rainha Dona Estefânia/Hospital

ATIVIDADES desenvolvidas no âmbito do Projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu:

Criado em .

atividades

  • Realização de trabalhos sobre os 28 países que integram a União Europeia.
  • Realização de Conferências/Debates com eurodeputados:
    • No dia 23 de Novembro, a Escola Secundária Rainha Dona Leonor teve a honra de receber a visita do eurodeputado (do PCP) João Ferreira.

Cinco turmas do Ensino Secundário das Áreas de Economia e de Línguas e Humanidades encheram o Auditório da Escola, onde o Dr. João Ferreira dinamizou uma apresentação acerca do funcionamento das instituições europeias e deu voz aos alunos para colocarem algumas dúvidas acerca da atualidade governativa europeia e da atividade que o Deputado tem vindo a desenvolver no Parlamento Europeu. 

joao ferreira

 

  • No dia 18 de janeiro, a Escola Secundária Rainha Dona Leonor teve a honra de receber a visita do eurodeputado (do PSD) Carlos Coelho.

Seis turmas do Ensino Secundário das Áreas de Economia e de Línguas e Humanidades encheram o Auditório da Escola e assistiram numa primeira fase a uma sucinta apresentação da União Europeia e do projecto europeu, tendo o eurodeputado realçado as suas fragilidades se bem que sem nunca deixar de transmitir a sua fé na instituição.

Posteriormente, iniciou-se o debate. Os alunos colocaram várias questões sobre, nomeadamente, o Brexit, a ascensão dos populismos, a questão dos refugiados e a cibersegurança.

A Sessão terminou com um apelo do deputado aos jovens no sentido de participarem mais na vida política do nosso país e da União Europeia, fazendo uso do direito de voto e da sua voz.

Carlos Coelho

 

    • No dia 22 de Fevereiro, a Escola Secundária Rainha Dona Leonor teve a honra de receber a eurodeputada, pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias.

Após uma breve introdução feita pela própria deputada, os alunos do Ensino Secundário das Áreas de Ciências e Tecnologias, Economia e de Línguas e Humanidades tiveram a oportunidade de colocar as suas perguntas à eurodeputada. Entre os temas abordados estiveram a igualdade de género, a xenofobia, o racismo, a importância do voto, entre muitos outros.

No final, uma das alunas mencionou a greve estudantil pelo clima marcada para o dia 15 de Março, pedindo a opinião da deputada. Em resposta, Marisa Matias elogiou a iniciativa dos estudantes, relembrando os movimentos cívicos em que se envolveu desde jovem, e vincou mais uma vez a importância de sermos cidadãos ativos.

marisa

 

  • Visita ao Media Lab:

No dia 5 de dezembro, a convite do Espaço Europa, os alunos da Escola Secundária Rainha Dona Leonor visitaram o Media Lab do Diário de Noticias, e foram jornalistas da Europa por um dia.

Após uma breve formação sobre as práticas jornalísticas, os alunos assistiram ao vídeo preparado pelo EPE, que lembrou aos jovens as vantagens de serem cidadãos europeus.

Após a apresentação do Dr. Etelberto Costa (Embaixador Nacional da Plataforma Europeia de Educação de Adultos) subordinada ao tema "2030? O que estarei a aprender", os alunos entrevistaram o orador para os noticiários em rádio e em vídeo.

Seguidamente, os alunos começaram a redigir as suas notícias para serem gravadas em rádio depois de escolherem os assuntos a noticiar e de selecionarem a informação a partir do site online da TSF. Todas as notícias tinham que estar relacionadas com a Europa, dado que os objetivos deste workshop eram, nomeadamente, despertar o interesse dos jovens para questões relacionadas com União Europeia e fazê-los acreditar que a sua voz e acção têm importância na construção do futuro europeu.

Os alunos visitaram, depois, a redação do Diário de Notícias e do Dinheiro Vivo e gravaram os seus noticiários.

Media Lab 1

Media Lab 2

 

  • No dia 28 de março, alunos do 12º ano de Línguas e Humanidades deslocaram-se ao Espaço Europa onde, depois de calorosamente acolhidos, participaram numa sessão de esclarecimento sobre as oportunidades que a União Europeia proporciona aos jovens, nomeadamente o Programa Erasmus. Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de testar os seus conhecimentos sobre a história, o papel e as instituições da União Europeia. No fim, os alunos foram gentilmente presenteados com alguns brindes e documentação sobre a U.E.

espaco europa

 

  • No dia 2 de abril, alunos do 12º 9ª deslocaram-se à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa para participarem no evento “Porque o mundo não vai esperar pela próxima vez…Desta vez eu voto”, organizado pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Os oradores convidados vincaram, sobretudo, a importância da participação dos jovens nas eleições europeias (que decorrerão em Portugal no dia 26 de maio) e os alunos tiveram oportunidade de colocar questões à Mesa, responderam a perguntas sobre a União Europeia e foram convidados a apresentarem propostas para a melhoria da vida dos portugueses.

A atividade foi avaliada muito positivamente pelos alunos visto que consideram muito importante a existência de debates onde possam expressar as suas opiniões.

Debate europeias

 

  • No dia 4 de abril, alunos do Ensino Secundário de Línguas e Humanidades participaram na Cimeira das Democracias, organizada pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. O tema deste ano foi “Patriotismo e Cosmopolitismo hoje”.

Após a Assembleia Geral inaugural, alguns alunos participaram nas Comissões Especializadas (Política de Defesa e Segurança; Democracia, Governabilidade e Reforma Institucional; Cidadania/Cultura; Economia e Ambiente) enquanto outros vestiram a pele de jornalistas. Nas Comissões propuseram e aprovaram moções que, no final do dia, foram debatidas e votadas na Assembleia Geral.

Durante o evento, a Dra. Ana Antunes, em representação do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, reuniu com os professores e divulgou, nomeadamente, o concurso “Cimeira das Democracias IEP – Euroscola”.

Mais uma vez os alunos adoraram participar na Cimeira das Democracias dado que esta sempre lhes proporciona um maior conhecimento sobre os países da União Europeia (e não só) e sobre os problemas que afetam o mundo atual. Os alunos ficaram também a conhecer uma instituição de Ensino Superior e desenvolveram as suas competências a nível da construção de propostas, da argumentação e da procura de consensos.

 Cimeira Democracias

Próximas Atividades:

  • 9 de maio – Comemoração do Dia da Europa. PARTICIPE!

Блог http://webekm.com/ и още нещо.

Full premium theme for CMS

Bookmaker bet365 The best odds.

Contacto Sede:
Rua Maria Amália Vaz de Carvalho - 1749-069 Lisboa

Tel: 218428880
Fax: 218470948

email
informações: informacoes@aerdl.eu
secretaria: secretaria@aerdl.eu

Encarregado de proteção de dados da DRELVT

Email: rgpd.dsrlvt@dgeste.mec.pt

 
Morada: Praça de Alvalade 12, 1749-070 Lisboa
Tel: 218 433 900