logo2

Escola Secundária Rainha Dona Leonor

Escola Básica Eugénio dos Santos

Escola Básica Eugénio dos Santos

Escola Básica dos Coruchéus

Escola Básica Santo António

Escola Básica do Bairro de São Miguel

Escola Básica Rainha Dona Estefânia/Hospital

Segurança e Resiliência na Escola Secundária Rainha D. Leonor

Criado em .

escola

Plano de Segurança e medidas de prevenção e proteção em situações de emergência

Esta página tem como principais objetivos a divulgação do Plano de Segurança da Escola Secundária Rainha Dona Leonor e proporcionar informação diversa sobre os riscos e as medidas de prevenção para enfrentar eficazmente as situação de emergência, não só na escola como também noutros contextos.

Pretende-se assim contribuir para uma consciencialização e sensibilização da comunidade escolar, otimizando-se atitudes e comportamentos face aos riscos, possibilitando a construção de uma cultura de segurança e tornando-a numa comunidade mais consciente e resiliente aos riscos.

Para se criar uma cultura de prevenção na sociedade é necessário um elevado grau de consciencialização, compromisso e participação pública, de modo a reduzirem-se as perdas e os danos pela minimização da exposição aos perigos. Os indivíduos, as comunidades e a sociedade em geral têm a capacidade para reduzir a sua vulnerabilidade aos riscos e aos perigos, constituindo os agentes decisores quanto ao nível de risco a que estão expostos.

A educação constitui um fator essencial nas estratégias de redução dos fatores de risco. O investimento nos recursos humanos através do aumento da proficiência e desenvolvimento de competências individuais, institucionais e da própria sociedade, tem-se revelado a médio e longo prazo o meio mais eficaz na redução das vulnerabilidades. A experiência tem demonstrado os efeitos positivos da educação na redução do risco; as sociedades instruídas, familiarizadas e preparadas para os acidentes demonstram que a educação pode contribuir de forma determinante para a sua proteção nos momentos de gestão das crises.

Nesse sentido, devem ser criadas condições que permitam minimizar as consequências de eventuais acidentes, sendo portanto fundamental que se desenvolvam na comunidade escolar hábitos de segurança, fornecendo formação e treino sobre os comportamentos preventivos e as atitudes a adotar em situação de perigo.

Em contexto escolar, o fator decisivo para uma resposta adequada à emergência encontra-se na preparação e prevenção antecipadas. Para tal, é necessário desenvolver toda uma série de atividades, incluindo conceber e aplicar planos de segurança, realizar sistemáticos exercícios de evacuação e adequadas ações de formação e de sensibilização, tanto internos como em colaboração com as entidades de protecção civil locais e municipais.

O Plano de Segurança, concebido a partir das características físicas e humanas da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, constitui um instrumento simultaneamente preventivo e de gestão operacional face à emergência; sensibilizar e informar a comunidade escolar sobre os fenómenos perigosos e sobre os riscos a que está exposta, dar a conhecer os meios existentes para os enfrentar e o modo mais eficaz de actuar em situação de emergência.

Assim, uma comunidade informada, sensibilizada e capacitada para fazer face às situações de risco, estará melhor preparada para uma atuação adequada, quer relativamente à sua própria segurança, quer na participação e colaboração com as estruturas de apoio e de socorro.

André Machado

Блог http://webekm.com/ и още нещо.

Full premium theme for CMS

Bookmaker bet365 The best odds.

Contacto Sede:
Rua Maria Amália Vaz de Carvalho - 1749-069 Lisboa

Tel: 218428880
Fax: 218470948

email
informações: informacoes@aerdl.eu
secretaria: secretaria@aerdl.eu

Encarregado de proteção de dados da DRELVT

Email: rgpd.dsrlvt@dgeste.mec.pt

 
Morada: Praça de Alvalade 12, 1749-070 Lisboa
Tel: 218 433 900