logo2

Escola Secundária Rainha Dona Leonor

Escola Básica Eugénio dos Santos

Escola Básica Eugénio dos Santos

Escola Básica dos Coruchéus

Escola Básica Santo António

Escola Básica do Bairro de São Miguel

Escola Básica Rainha Dona Estefânia/Hospital

Riscos

Criado em .

1 – Risco Sísmico

Um sismo é uma vibração brusca da superfície terrestre. É o resultado de movimentos das placas litosféricas ou da actividade vulcânica.

O local onde é gerado denomina-se foco sísmico ou hipocentro. O epicentro fica em linha reta na superfície, sendo o local onde o sismo é aqui sentido com maior intensidade.

 

 hipocentro

O hipocentro ou foco e o epicentro de um sismo

A maior parte da atividade sísmica gera-se nos limites das placas litosféricas que constituem a crosta terrestre. Consoante o seu movimento, formam-se zonas de fronteiras de placas que podem ser:

- convergentes

- divergentes

- transformantes

 

Ver aqui: Teoria da deriva continental, as placas litosféricas e os seus sentidos de deslocação

Para quantificar um sismo existem duas grandezas: a magnitude e a intensidade. A magnitude está relacionada com a energia libertada por um sismo, enquanto os estragos causados indicam a sua intensidade. Assim, por cada sismo existe uma magnitude, mas várias intensidades: quanto mais longe do epicentro menores são os seus efeitos (intensidades), pois existe uma progressiva perda de energia.

A Escala de Richter indica valores de magnitude e a Escala de Mercalli os de Intensidade. Para mais informação sobre estas duas escalas, ver aqui: Como os terramotos são medidos?

A possibilidade de existir um sismo na cidade de Lisboa é real. Como a sua ocorrência não é previsível, é muito importante conhecer e divulgar as medidas de prevenção e os comportamentos mais adequados a tomar em caso de sismo.

tremor
Ver também aqui os documentos:

Conhecer para Prevenir: o risco sísmico na cidade de lisboa e as medidas de autoproteção Documento da CML

Informação sobre os sismos da Autoridade Nacional de Proteção Civil

Na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) podes consultar a atividade sísmica ocorrida no território português e no mundo nos últimos 30 dias. Coloca o cursor sobre uma ocorrência para obteres mais informação. Para saberes mais acede ao menu “sismos”.



ipma
Informação sobre a atividade sísmica: IPMA

2 – Risco de incêndio

Incêndios na Escola: como proceder? Informa-te para saberes como atuar em caso de incêndio na escola. Apesar de ser pouco provável, os incêndios na escola podem ter origem em curto-circuitos ou acidentes na cozinha do refeitório.

incendio

Ver também aqui:Informação sobre incêndios – documento da CML

Incêndios em casa: prevenção e autoprotecção

A maioria dos incêndios em casa dá-se devido a problemas com a rede elétrica, rede de gás ou fontes de calor. A cozinha é o local da habitação onde muitos incêndios têm origem.

Informa-te para saberes como atuar e prevenir um incêndio em tua casa.

Ver aqui: Prevenção de incêndios – documento da CML

Também existem regras muito importantes para melhorar a segurança de todos os habitantes de um prédio ou condomínio em caso de incêndio. Sabes quais são?

condominio

Ver aqui:Acidentes em Condomínios, prevenção e autoprotecção.

3 – Risco de inundação

Uma inundação pode ser originada por chuvas intensas; quando os rios alagam as suas margens; as ondas do mar invadem a terra; a neve derrete rapidamente e os diques ou barragens deixam de ter capacidade para reter mais água.

inundacao

Ver aqui como proceder em caso de inundação:

O risco de inundação em Lisboa – Documento da CML

4 - Risco de Tsunami

O termo japonês “Tsunami” significa “onda de porto” e designa as ondas gigantes provocadas por sismos submarinos, erupções vulcânicas, queda de meteoritos e deslizamentos para o mar de grandes placas de gelo e/ou de rocha. Devido principalmente aos sismos submarinos, existe em toda a costa portuguesa o risco de inundações do litoral provocado por ondas de tsunami, nomeadamente na costa do Alentejo e do Algarve.

tsunami

Ver aqui o folheto informativo sobre como proceder

em caso de sismo e provável ocorrência de tsunami.

Se tiveres alguma dúvida sobre as regras e procedimentos de segurança, dirige-te a um professor; também podes aceder à página da Autoridade Nacional de Proteção Civil onde encontras mais informação sobre os diversos riscos e as respectivas medidas de autoprotecção, como por exemplo:

Блог http://webekm.com/ и още нещо.

Full premium theme for CMS

Bookmaker bet365 The best odds.

Contacto Sede:
Rua Maria Amália Vaz de Carvalho - 1749-069 Lisboa

Tel: 218428880
Fax: 218470948

email
informações: informacoes@aerdl.eu
secretaria: secretaria@aerdl.eu

Encarregado de proteção de dados da DRELVT

Email: rgpd.dsrlvt@dgeste.mec.pt

 
Morada: Praça de Alvalade 12, 1749-070 Lisboa
Tel: 218 433 900