logo2

Escola Secundária Rainha Dona Leonor

Escola Básica Eugénio dos Santos

Escola Básica Eugénio dos Santos

Escola Básica dos Coruchéus

Escola Básica Santo António

Escola Básica do Bairro de São Miguel

Escola Básica Rainha Dona Estefânia/Hospital

Destaques

Manuais Escolares Adotados para ano Letivo 2017/2018:

Nota: Livro de matemática de 8º ano adotado na Escola Secundária Rainha Dona Leonor é : "Matemática 8 - Maria Augusta Ferreira Neves e António Pedro Silva. Porto Editora.
                                                                                                  

Concurso para Professor Bibliotecário

Faz-se público que se encontra aberto para provimento de 3 (três) lugares de Professor Bibliotecário no Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor, pelo prazo de 2 (dois) dias úteis a contar do dia seguinte ao da divulgação do presente Aviso.

Curso Profissional - Informações 2017/ Época de Exames e PAP

Inscrições: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 

Já se encontram abertas as inscrições para o ano Letivo 2017/2018 do Curso  Profissional. 

       Inscreve-te aqui

Inscries-aqui

   

 

Informações e Época de Exames Curso Profissional

 

 


Strict Standards: Non-static method JApplicationSite::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/escolara/public_html/aerdl.eu/site/templates/yoo_inspire/warp/systems/joomla/layouts/com_content/article/default.php on line 13

Strict Standards: Non-static method JApplicationCms::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/escolara/public_html/aerdl.eu/site/libraries/cms/application/site.php on line 272

Projeto Job Shadowing

Criado em .

job

Informação Projeto Job Shadowing

“Uma experiência a pensar o futuro”

 

Introdução


No final do ensino secundário os estudantes são confrontados com a necessidade de tomar uma decisão relativa à escolha de um percurso na formação profissional ou no ensino superior, constatando-se que muitos têm dúvidas relativamente às oportunidades futuras que se abrem a partir de cada uma das opções possíveis, em termos de saídas profissionais. Providenciar experiências que permitam aceder a informação sobre ocupações e carreiras é um enorme desafio num mundo em mudança que caracteriza as modernas sociedades ocidentais. A adaptação das pessoas às ocupações profissionais é um requisito fundamental para a criação de uma sociedade mais justa e equilibrada onde a todos seja permitido “to love and work in a meaningful way” (O´Brien). Acreditamos que o Job Shadowing, uma inovadora modalidade de exploração do mundo do trabalho e das profissões a implementar em contexto escolar, para alunos do 12º ano de escolaridade, terá um impacto positivo no desenvolvimento vocacional dos estudantes, nas atitudes de carreira bem como na perceção  de auto-eficácia na tomada de decisão vocacional.

O que é o “Job Shadowing?


Consiste na realização de experiências reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, por sombreamento, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo no seu próprio local de trabalho (a experiência realizar-se-á durante um período de férias letivas e o tempo de duração e tipo de atividades a acompanhar estará dependente das ofertas das instituições de acolhimento).

Destinatários


O projeto destina-se aos estudantes do 12º ano de escolaridade que se encontram a frequentar a escola no momento da sua implementação. A participação é livre e voluntária e no caso de estudantes menores a participação é condicionada pela autorização explícita por parte dos encarregados de educação.

Intervenientes


São intervenientes no projeto o Serviço de Psicologia e Orientação, os órgãos de gestão e administração escolar, os pais e encarregados de educação, a associação de estudantes, os professores, bem como profissionais e representantes de instituições e de empresas da comunidade educativa alargada.

A organização, coordenação e dinamização do projecto competem ao Serviço de Psicologia e Orientação em parceria com um docente da escola.

Organização


O projeto inclui dois componentes essenciais: a experiência do job shadowing a que seguem momentos estruturados de expressão, reflexão e integração (os alunos participantes terão que elaborar um relatório escrito sobre a sua experiência e se possível uma pequena apresentação oral perante a comunidade escolar numa data a definir).

Estrutura


O projeto apresenta uma estrutura organizada em quatro partes.

A primeira é a fase de preparação da experiência de job shadowing, divulgação do projeto, caracterização dos estudantes, identificação das profissões que os estudantes gostariam de explorar, desenvolvimento de competências de pesquisa autónoma de informação sobre cursos, escolas e profissões, auto-conhecimento e a exploração de si próprios com a elaboração do próprio curriculum vitae europass.

A segunda parte consiste na experiência de job shadowing, em que cada estudante individualmente ou em grupo concretiza a observação, por sombreamento de um determinado profissional no desempenho das suas funções, no seu próprio local de trabalho, durante um determinado período de tempo.

Na terceira parte realiza-se a avaliação das atividades  de job shadowing e prepara-se uma sessão onde os estudantes são convidados  a exprimirem e partilharem o que observaram durante  a experiência job shadowing, passando também por uma reflexão sobre qual o significado do que observaram e o que aprenderam.

Finalmente é preparada uma exposição final da divulgação dos produtos do projeto, pelos estudantes participantes, a toda a comunidade educativa.

Despesas deste projeto


As despesas deste projeto decorrentes de transporte e alimentação são suportadas pelo estudante.

Como participar


Precisamos que nos indiquem, até ao dia 17 de Fevereiro, o vosso interesse em participar no projeto indicando as principais áreas de interesse preenchendo o formulário disponível no seguinte link: Inscreve-te aqui!

Qualquer dúvida ou questão podem contactar a Diretora de Turma, a professora Susana Rodrigues ou a psicóloga Joana França, responsáveis pela implementação do projeto na escola em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Блог http://webekm.com/ и още нещо.

Full premium theme for CMS

Bookmaker bet365 The best odds.

Contacto Sede:
Rua Maria Amália Vaz de Carvalho - 1749-069 Lisboa

Tel: 218428880
Fax: 218470948

email
informações: informacoes@aerdl.eu
secretaria: secretaria@aerdl.eu